RATO BORRACHUDO PODERÁ TER SEU CANAL EXCLUÍDO PELO YOUTUBE - #PELAINOTÍCIA

E aí, gente. Tudo belezinha?

Ontem fomos surpreendidos por um vídeo que o Rato Borrachudo postou e cara, como pode acontecer isso com ele, né?!  Bom, se não está entendendo nada, fica tranquilo que trouxe um pouco do que está rolando. Mas, antes de começarmos, me ajuda chegar a 1.000 inscritos no YouTube? É só clicar aqui e se inscrever, fechou? Agora sim, bora!


Rato Borrachudo, um youtuber de games, está correndo o risco de ter seu canal com 3,4 milhões de inscritos deletado permanentemente do YouTube. Cara, isso é surreal, sério! Ele compartilhou em seu Twitter no último domingo, dia 20,  que sua conta seria encerrada por conta de vários avisos de violação de direitos autorais. Embora a plataforma afirme que as notificações são válidas, Ratão defende que as acusações foram "armadas".

Vem entender o caso comigo:

O mano Douglas, ou como muita gente conhece, o Rato Borrachudo é conhecido por usar uma máscara de rato e óculos escuros em seus vídeos. Seu conteúdo é diverso, com vídeos de seu cotidiano, análises de periféricos e videogames, gameplays e até de experiências eletrônicas/mecânicas. É massa gente, sério!

O canal foi criado em 3 de janeiro de 2007 e possui até o momento 604.879.995 visualizações. Com 13 anos de existência, é possível que um dos canais mais antigos de games seja deletado do YouTube permanentemente. Cara, isso não pode acontecer, sério.

De acordo com o vídeo postado, a plataforma de vídeos enviou uma notificação no dia 18 de setembro alegando que o canal seria encerrado no dia 24 do mesmo mês por conta de violações de direitos autorais, o famoso strike.  Três strikes já seriam o suficiente para o YouTube derrubar um canal, mas a captura de tela em seu perfil no Twitter mostra que o Rato Borrachudo recebeu quatro notificações.

Rato explicou que, nesse caso, apenas um strike era necessário, já que usou segundo ele, nem 10 segundos do conteúdo de um vídeo específico em várias produções suas. Mas o detentor dos direitos, que não é uma empresa / marca e sim um outro Youtuber, separou as notificações de violação em blocos para aproveitar uma brecha da política da empresa e pressionar o cancelamento do Rato Borrachudo.


Cara, isso está na cara que estão de má fé com ele. Não faz sentido. A mensagem também cita que quaisquer canais associados serão encerrados. Nesse caso, o canal de gameplays "Ratão Joga" com 178 mil inscritos também corre o risco de ser apagado. Atualmente, nenhuma ação pode ser realizada pelo criador no canal principal, incluindo o envio de novos vídeos.

Por conta disso, como plano B,  o Rato criou um novo canal, com um outro e-mail chamado "Eu sou o Douglas" e já conta com mais de 192 mil inscritos. Ele ainda explicou que recebeu uma notificação extra-judicial exigindo um valor "exorbitante" em dinheiro. Como o pagamento não era possível, ele entrou com um recurso para impedir a queda do canal e também tentou contato com a parte que estava reivindicando seus direitos, o que parece não ter quer ajudar na situação.

Neste momento, Rato Borrachudo enviou uma contranotificação para recuperar o seu canal no YouTube. De acordo com seus advogados, que é a mesma equipe do Felipe Castanhari, que por sinal está ajudando muito, ele não cometeu nenhum crime de direitos autorais no Brasil, mas ainda não sabemos como o caso será resolvido. O YouTube irá validar a contranotificação e entregar para a parte que reivindicou os direitos.

Caso a parte da acusação não aceite a contranotificação e processe o Rato Borrachudo, o YouTube irá excluir permanentemente o canal, mesmo que o criador de conteúdo tenha recursos para sua defesa legal.

Cara, que tenso essa história né? Tomara que tudo se resolva para o Ratão. Vou estar torcendo para que isso se resolva o quanto antes.

#SalvemRatoBorrachudo

Postar um comentário

0 Comentários